Tema de Capa — 15 Janeiro 2010

O "Prémio de Lausanne" – competição internacional de dança para estudantes com idades compreendidas entre 15 e 18 anos iniciada em 1973 – teve lugar na Suíça, entre 26 a 31 de Janeiro de 2010.
De um total de 226 candidatos à pré-selecção (escolha feita por vídeo) foram seleccionados 81 jovens bailarinos de 21 nacionalidades, cinco dos quais portugueses, alunos da Escola de Dança do Conservatório nacional (Lisboa): Maria Barroso, Teresa Coelho, Filipe Manteigas, Leonardo Basílio e Marcelino Sambé.
Curiosamente, Portugal foi o terceiro país europeu com maior número de candidatos seleccionados (apenas superado pela França e por países como o Reino Unido, E.U.A., China e Japão) tendo o ano passado, Telmo Moreira, ganho o Prémio do Público num certame em que também concorreu Inê Pedruco.
Do júri fazem parte personalidades de renome internacional, designadamente alguns bailarinos que, no passado, foram galardoados com o “Prix de Lausanne”.
O vencedor do prémio do público e, em simultâneo, do júri foi o argentino de 18 anos Christian Emanuel Amuchastegui, estudante da Academia Ben Stevenson do Ballet de Houston (Texas) nos Estados Unidos da América.

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.