O "Prémio de Lausanne" – competição internacional de dança para estudantes com idades compreendidas entre 15 e 18 anos iniciada em 1973 – teve lugar na Suíça, entre 26 a 31 de Janeiro de 2010.
De um total de 226 candidatos à pré-selecção (escolha feita por vídeo) foram seleccionados 81 jovens bailarinos de 21 nacionalidades, cinco dos quais portugueses, alunos da Escola de Dança do Conservatório nacional (Lisboa): Maria Barroso, Teresa Coelho, Filipe Manteigas, Leonardo Basílio e Marcelino Sambé.
Curiosamente, Portugal foi o terceiro país europeu com maior número de candidatos seleccionados (apenas superado pela França e por países como o Reino Unido, E.U.A., China e Japão) tendo o ano passado, Telmo Moreira, ganho o Prémio do Público num certame em que também concorreu Inê Pedruco.
Do júri fazem parte personalidades de renome internacional, designadamente alguns bailarinos que, no passado, foram galardoados com o “Prix de Lausanne”.
O vencedor do prémio do público e, em simultâneo, do júri foi o argentino de 18 anos Christian Emanuel Amuchastegui, estudante da Academia Ben Stevenson do Ballet de Houston (Texas) nos Estados Unidos da América.