Breves — 03 Junho 2016
TERCEIRO LUGAR PARA FREDERICO LOUREIRO NA FINLÂNDIA

 

 

FL3

A febre dos concursos não pára de aumentar e a verdade é que os portugueses têm vindo a fazer boa figura nas competições internacionais. Pena que, a um nível profissional, a nossa única companhia estatal ainda tenha que importar tantos estrangeiros, sobretudo rapazes. Desta vez foi Frederico Loureiro – de 16 anos – que, de acordo com os resultados de uma competição na Finlândia divulgados na internet, entre 35 candidatos apurados para competirem na categoria júnior (dos 15 aos 19 anos) recebeu, além da medalha de bronze, um prémio monetário de 1.500 euros na Helsinki international Ballet Competition (HICB).

No certame, que teve início a 23 de Maio e terminou na noite de 2 de Junho, o jovem bailarino natural de Vila do Conde, distrito do Porto, foi o único europeu premiado, quer na categoria júnior quer na sénior (dos 20 aos 25 anos). Aluno na Escola Domus Dança (EDD), no Porto, Frederico competiu neste concurso dominado maioritariamente por chineses ao lado de bailarinos de escolas e companhias como a Ópera de Paris, o Ballet Bolchoi, o San Francisco Ballet School, a John Cranko Schülle, o Finnish National Ballet, o Korean National Ballet e o China National Ballet, entre outras. A HIBC acontece a cada quatro anos e é uma das competições mais prestigiadas internacionalmente recebendo candidatos de todo o mundo. Nesta edição concorreram 26 países. Além de Frederico Oliveira, de Portugal foi ainda selecionada Inês Sousa, aluna da mesma escola nortenha.

Ao longo do seu percurso, o jovem bailarino já recebeu convites para a Academia do Bolchoi, de Moscovo, as escolas estatais de Dresden, Berlim, Viena, Mónaco, Zurique e Basileia, a da Ópera de Paris e a Brussels Internacional Ballet School.

Foi homenageado pelo antigo presidente da República Cavaco Silva no 10 de junho de 2015 pela forma como elevou “o nome de Portugal ao mais alto nível internacional e pelo destaque conquistado no mundo da Dança”.

FL1

 

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.