Breves — 17 Março 2009

A ex-bailarina da CeDeCe, Ballet Gulbenkian e Aterballetto, Teresa Alves da Silva, venceu o 1º prémio do XIII Internationales Solo-Tanz-Theater Festival, em Estugarda. A intérprete portuguesa estreou neste concurso a obra “Lake” do coreógrafo André Mesquita, que conquistou o 3º prémio na área da coreografia.
Teresa Alves da Silva concorreu com duas dezenas de bailarinos oriundos de países como os Estados Unidos da América, Polónia, Alemanha, China, Hungria, Barbados, Canadá, Espanha, Finlândia, Japão, Grécia e Senegal.
Do júri do concurso destacam-se os coreógrafos Olga Roriz, Daniela Kurz e Philip Taylor e os bailarinos Sónia Santiago – antiga solista do Ballet de Estugarda –, e Ville Sormunen, director artístico da Companhia de Dança de Hensínquia.
Teresa Alves da Silva e André Mesquita formaram em 2006 a TOK’ART, plataforma de criação de dança contemporânea e artes performativas da qual são directores artísticos, desenvolvendo projectos artísticos e educativos que têm apresentado no Cartaxo, em Setúbal, em Bragança e em Lisboa.
Teresa Alves da Silva nasceu em Lisboa em 1977. Dançou na CeDeCe até 1997, ano em que passou a integrar o Ballet Gulbenkian, sob a direcção de Iracity Cardoso, onde interpretou coreografias de Jiri Kylián, Ohad Naharin, Rui Horta, Itzik Galili, Jan Kodet, Olga Roriz, Rodrigo Pederneiras e Vera Mantero, destacando-se os trabalhos realizados com Mats Ek (Solo for Two), Angelin Preljocaj (Annunciation), Didy Veldman (See Blue Through), Mauro Bigonzetti (Cantata) e Stijn Celis (Paradise Practice).
Em 2003 passou a fazer parte do elenco da Companhia Aterballetto, em Reggio Emilia (Itália), sob direcção de Mauro Bigonzetti.
Regressou ao Ballet Gulbenkian em 2004, como bailarina principal, sob direcção de Paulo Ribeiro.
André Mesquita nasceu em 1979. Integrou a CeDeCe e foi bailarino estagiário na Companhia Nacional de Bailado (CNB) sob direcção de Jorge Salavisa e Luísa Taveira.
Foi ensaiador e professor na Companhia de Dança de Almada.
Em 2004 passou a integrar como solista o elenco artístico da Tanz Kompanie Hildesheim (Stadttheater Hildesheim), na Alemanha, sob a direcção de Carlos Matos. Criou para o programa Novos Coreógrafos (Neue Choreografen) em Hildesheim a peça Like Still Water.
Leccionou técnica de dança clássica e dança contemporânea na Alemanha.

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.