Fique Atento — 21 Dezembro 2011

O bailarino-coreógrafo, actor, cineasta, fotógrafo e músico, António Cabrita, nasceu no Barreiro e é licenciado pela Escola Superior de Dança (2008) da mesma cidade. Teve formação básica na Escola de Dança do Conservatório Nacional, de onde saiu no ano 2000. Estudou posteriormente na Escola do Joffrey Ballet, em Nova Iorque, e tirou o curso de cinema da New York Film Academy (concluído em 2001) e o curso de Criatividade Publicitária, ministrado pela Restart (Lisboa) em 2004.
Tem desenvolvido trabalho em países como Portugal e Alemanha e dançado em várias cidades europeias. Trabalhou pontualmente com Rui Horta, Né Barros, Silke Z., António Tavares e Tânia Carvalho, entre outros. Participou em projectos como o Colina e Repérages, e nos festivais Temps D’images e de Dança de Cannes. Foi fundador e programador do Espaço M, entre 2003 e 2004. Seguidamente foi director artístico dos projectos Solos 1=1+3+12+132, em Évora.
Com o solo "Volátil" foi convidado a participar no primeiro festival de solos em 2006, no Teatro da Malaposta.
Trabalhou também em vários projectos e companhias entre as quais Escena Subteranea, Teatro em Branco, Projecto Compota, Companhia Instável, Balleteatro, CeDeCe, Companhia Paulo Ribeiro e Dançarte. Desde 2009 tem colaborado em projectos com deficientes com paralisia cerebral na companhia CIM.
Como desenhador de vídeo deu colaboração a peças de várias companhias de dança e teatro e colaborado também em projectos multidisciplinares entre dança/linguagem computacional. Na qualidade de fotógrafo expôs na sua terra natal.

Em 2009 foi nomeado para a categoria de "novo talento" no Portugal Dance Awards. Como actor tem trabalhado em teatro e cinema tanto em Portugal como na Alemanha. É também artista residente na companhia alemã Resistdance&Friends. Naquele ano criou o projecto "To Fail".
Tem ministrado oficinas de composição coreográfica e de vídeo em vários países europeus.
Para o Quorum Ballet coreografou "88", em Dezembro de 2011, e tem participado em digressões com o trabalho "Icosahedron", de Tânia Carvalho, continuando a desenvolver o projecto ACSC.

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.