Fique Atento — 09 Outubro 2019
EQUINOX: MÚSICA PARA AULAS DE DANÇA POR MERCEDES CABANACH


Nos assuntos da dança e do bailado, Portugal continua a ser um país particularmente curioso, tanto para o bem como para o mal. Provavelmente a palavra paradoxal ou, mesmo, esdrúxula, seriam mais apropriadas quando se olha para certos aspectos da paisagem terpsicoreana actual.
Se à luz da história já tivemos um pouco de tudo nas companhias de dança portuguesas – tendo batido no fundo com o estrangulamento do Ballet Gulbenkian – no âmbito da educação, as coisas não têm sido muito diferentes. Basta ver o percurso irregular e, por vezes, tão pouco edificante da nossa única escola de dança estatal. 
Vê esta introdução a propósito da simples edição de um disco de música pianística para acompanhamento de aulas de dança clássica. A referida obra, intitulada Equinox, é da autoria de Mercedes Cabanach e baseia-se no trabalho que durante muitos anos desenvolveu muito próxima do Mestre Jorge Garcia, na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa.

Trio Scherzo

Mercedes é uma concertista, acompanhadora e professora e uma das espanholas mais portuguesas que trabalham em Portugal. Veio há mais de três décadas para Lisboa, casou com um violoncelista e tem um filho que também é artista. Mas, acima de tudo, é amplamente conhecida e respeitada na comunidade da dança lisboeta.

  Com o bailarino principal do Royal Ballet, Marcelino Sambé, na Opera House do Covent Garden em Londres

Nascida em Barcelona, estudou em vários países, tocou em algumas das melhores companhias de dança europeias e, posteriormente, veio para a capital portuguesa onde tem vindo a tocar regularmente para bailarinos e estudantes de dança clássica. A sua música, sempre enérgica e altamente inspiradora, foi uma vigorosa presença no saudoso Ballet Gulbenkian e também na Companhia Nacional de Bailado, antes de se ter começado a dedicar mais ao acompanhamento de aulas para estudantes.

No passado Verão recebeu uma sentida homenagem pública, no Teatro Camões, da parte da Escola de Dança do Conservatório Nacional por “toda uma vida dedicada ao sonho… e ao sonho de muitas vidas”.

 

No palco do Teatro Camões com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Ora, foi no âmbito escolar que Mercedes começou a trabalhar assiduamente com Jorge Garcia, um professor cubano, desde sempre considerado o maior expoente do ensino da dança académico-clássica profissional no nosso país. Residente em Lisboa há cerca de meio século, o notável pedagogo que lecionou os melhores bailarinos portugueses no Ballet Gulbenkian, é também formado em música pelo Conservatório de La Habana e sempre foi de uma enorme exigência nas suas aulas relativamente aos aspectos técnicos e musicais. Pelo que, Equinox – o primeiro e único CD de música em Portugal expressamente concebido para acompanhar aulas de dança clássica – é composto por 51 peças curtas que durante anos ilustraram as aulas do Mestre Garcia. As músicas são, pois, destinadas a acompanhar (e inspirar) os exercícios feitos na barra e no centro das salas de aula. O trabalho comporta trechos dos mais diversos compositores – como é hábito nas aulas de dança – para exercícios “à terre”, “en l’air” (saltos pequenos e grandes, incluindo “batterie” e “grand allegro”) e “de pontas” para os elementos femininos.

  A bailarina Cristina Maciel, o Mestre Jorge Garcia e a pianista Mercedes Cabanach no Conservatório Nacional em Lisboa

Mais do que para descrever em palavras – no caso, uma simples nota saída dos dedos de Mercedes Cabanach e de um lustroso piano de cauda, vale mais que mil caracteres – esta obra única e imprescindível é para ser ouvida, sentida e, acima de tudo, dançada.

António Laginha

 

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.