Fora — 04 Janeiro 2015
MARCELINO SAMBÉ: SUCESSO EM LONDRES

marcelino.jpg (2)

O jornal inglês The Independent prevê que o jovem bailarino português Marcelino Sambé, de 20 anos, seja uma das dez figuras de destaque em 2015 no mundo das artes. A par da escritora Eliza Robertson (27 anos), de Maisie Williams (17 anos), protagonista de Guerra dos Tronos, da artista Elektra KB (29 anos), de Max Hoehn, director de ópera (25anos), do comediante Dane Baptiste (33 anos), da jornalista e radialista Emma Barnett (29 anos), da actriz Laura Jane Matthewson (24 anos), do cantor-compositor Jinnwoo (27 anos) e do actor Colin Morgan, (28 anos), Sambé, que faz parte do elenco do Ballet Real de Inglaterra – a maior e mais importante companhia do Reino Unido – prepara-se para um ano em cheio.

marcelino 1

Nascido em Lisboa, depois de passar pelo grupo Batoto Yetu-Portugal, estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa. Participou em várias galas de dança (em Oeiras, em 2009 e em Veneza em 2012) e em concursos internacionais tendo ganho uma medalha de prata na Moscow International Ballet Competition, (Rússia – 2008), o primeiro prémio no Youth American Grand Prix (EUA – 2009) e uma medalha de ouro e uma distinção especial na USA International Ballet Competition (EUA – 2010).  Posteriormente frequentou a Upper School do Royal Ballet e, finalmente, entrou para a companhia em 2012.

Segundo o citado periódico o jovem português já está “a fazer ondas porque ele é o tipo de bailarino que chama a atenção (do público e da crítica) até em pequenos papéis. [Marcelino] Sambé tem uma técnica impressionante, combinada com energia e presença em palco.

marcelino-sambé

Coreógrafos como Kim Brandstrup e Alastair Marriott criaram papéis em bailados para ele quando ainda fazia parte do corpo de baile, permitindo-lhe mostrar a sua elevação e um movimento aveludado. É ainda um promissor coreógrafo, selecionado pela Youth Dance England para criar trabalhos para o programa “Draft Works” do Royal Ballet”.

No próximo mês, Marcelino Sambé, que já conquistou a categoria de first artist – acima do corpo-de-baile e abaixo de solista – dançará no virtuoso pas-de-trois do 1º acto do “Lago dos Cisnes”, no Covent Garden em Londres.

 DMD - marcelino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fotos © Royal Opera House

 

Related Articles

Share

About Author

Antonio Laginha

(0) Readers Comments

Comments are closed.