Mais conhecida como professora de dança clássica do que como bailarina, Vera Ribeiro da Silva, esteve, contudo, no arranque do Grupo Experimental de Ballet, do Centro Português de Bailado – em 1961 – integrando uma das obras com que a então modesta companhia se estreou no Porto, a 11 de Maio. Até 1973 actuou em alguns espectáculos (do Festival de Sintra e dos Encontros do Marvão) e participou em filmagens de bailados para a RTP.
Acabou por dedicar o resto da sua vida ao ensino, tendo sido docente em várias localidades em escolas privadas e públicas, designadamente em Lisboa e, durante alguns anos, em Macau.
Irmã da professora Vanda Ribeiro da Silva, fundadora da Escola Superior de Dança (do Instituto Politécnico de Lisboa), Vera, iniciou-se na dança com Madame Britton, na capital, tendo, posteriormente, trabalhado sob a orientação de Águeda Sena, Norman Dixon, William Dollar e Daniel Sellier e frequentado diversos cursos em Portugal e no estrangeiro.
Em 1975 concluiu o Curso de Formação de Professores pela Arte, tendo feito estágio com alunos das escolas de Música e Dança do Conservatório Nacional (extensão da Escola Francisco Arruda). Criou e dirigiu (entre 1992 e 1998) a Escola de Dança do Conservatório de Macau e foi docente da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional entre 1985 e 1992, da qual foi membro do Conselho Directivo, entre 85 e 86.
Vera Ribeiro da Silva começou a lecionar muito cedo, tendo, a determinada altura se dedicado, sobretudo, ao ensino das classes masculinas dos iniciados na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.
Foi professora de bailarinos como Pedro Paz, Telmo Moreira e outros.