VERA RIBEIRO da SILVA (1944-2022) UMA VIDA DEDICADA AO ENSINO DA DANÇA

VERA RIBEIRO da SILVA (1944-2022) UMA VIDA DEDICADA AO ENSINO DA DANÇA

Mais conhecida como professora de dança clássica do que como bailarina, Vera Ribeiro da Silva, esteve, contudo, no arranque do Grupo Experimental de Ballet, do Centro Português de Bailado – em 1961 – integrando uma das obras com que a então modesta companhia se estreou no Porto, a 11 de Maio. Até 1973 actuou em alguns espectáculos (do Festival de Sintra e dos Encontros do Marvão) e participou em filmagens de bailados para a RTP.  

Acabou por dedicar o resto da sua vida ao ensino, tendo sido docente em várias localidades em escolas privadas e públicas, designadamente em Lisboa e, durante alguns anos, em Macau.

Irmã da professora Vanda Ribeiro da Silva, fundadora da Escola Superior de  Dança (do Instituto Politécnico de Lisboa), Vera, iniciou-se na dança com Madame Britton, na capital, tendo, posteriormente, trabalhado sob a orientação de Águeda Sena, Norman Dixon, William Dollar e Daniel Sellier e frequentado diversos cursos em Portugal e no estrangeiro. 

Em 1975 concluiu o Curso de Formação de Professores pela Arte, tendo feito estágio com alunos das escolas de Música e  Dança do Conservatório Nacional (extensão da Escola Francisco Arruda). Criou e dirigiu (entre 1992 e 1998) a Escola de Dança do Conservatório de Macau e foi docente da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional entre 1985 e 1992, da qual foi membro do Conselho Directivo, entre 85 e 86.

Vera Ribeiro da Silva começou a  lecionar muito cedo, tendo, a determinada altura se dedicado, sobretudo, ao ensino das classes masculinas dos iniciados na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.

Foi professora de bailarinos como Pedro Paz, Telmo Moreira e outros.   

 

Published by Antonio Laginha

Autoria e redação

António Laginha, editor e autor da maioria dos textos da RD, escreve como aprendeu antes do pretenso Acordo Ortográfico de 1990, o qual não foi ratificado por todos os países de língua portuguesa.

error: Content is protected !!