Mensagem do Dia Mundial da Dança – 2022

Mensagem do Dia Mundial da Dança – 2022

A mensagem oficial para o Dia Mundial da Dança é difundida junto dos profissionais de Arte de Terpsícore, em cerca de 200 países, pelo Conselho Internacional de Dança (CID) fundado em 1973 na sede da UNESCO em Paris, onde está sediado.

A efeméride foi criada em 1982 – em honra do bailarino, coreógrafo e escritor gaulês Jean-Georges Noverre (1727-1810) que nasceu a 29 de Abril – e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as pessoas para a Arte da Dança. Desde então é celebrada por milhões de bailarinos em todo o mundo.

O CID é parceiro oficial da UNESCO, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Mensagem para o Dia Mundial da Dança (2022)

Esta mensagem foi escrita quando foguetes e mísseis atingem prédios residenciais e muitas pessoas lutam desesperadamente nas ruas. É provavelmente muito optimismo imaginar ver pessoas a dançar nas ruas, no 29º dia do mês de Abril de 2022 celebrando a paz.

A situação actual exige aos bailarinos que demonstrem solidariedade para com outros bailarinos. Individualismo e “faça você mesmo” estão fora de moda. Muitas pessoas estão ansiosas para ajudar, mas correm o risco de serem vítimas de algum golpismo. Hoje é muito difícil distinguir entre organizações verdadeiras e falsas, sites, pessoas, notícias etc.

Apenas podemos confiar naqueles que conhecemos há muitos anos, só nos que possuem uma longa história de uma política séria com a qual concordamos – certamente não aqueles que prometem fazer agora o que nunca fizeram antes.  O passado é a melhor garantia para o futuro.

Este não é o momento para explosões românticas sobre as virtudes da dança e de afirmações que soam tão bem quanto são vagas.

A dança, depois de ser severamente atingida pela pandemia, agora foi atingida por um conflito armado e a perspectiva de guerra a uma escala inimaginável.  É, pois, o momento de ações concretas e resultados tangíveis, um tempo para nos unirmos para avançarmos juntos.

 Alkis Raftis

Presidente do Conselho Internacional de Dança – UNESCO (Paris)

Bill Henriques, um português que dançou pelos Estados Unidos

Published by Antonio Laginha

Autoria e redação

António Laginha, editor e autor dos textos da Revista da Dança escreve como lhe ensinaram antes do Acordo Ortográfico de 1990.

error: Content is protected !!