MARC de GRAEF (1954-2014)

MARC de GRAEF (1954-2014)

Custom image

O bailarino belga Marc de Graef veio para Portugal em 1980 tendo integrado, por um breve período, o elenco do Ballet Gulbenkian. Seguidamente dançou com a Companhia Nacional de Bailado e, posteriormente, na Companhia de Olga Roriz.

Antes dançara em algumas companhias europeias de renome como o Ballet Real da Flandres (Bélgica), o Ballet Nacional Inglês e Ballet Rambert (Inglaterra) e o Aterballeto e Ballet da Toscânia, em Itália. Foi, justamente, nesse país que começou a leccionar tendo prosseguido a sua carreira de professor em Portugal após deixar os palcos. Foi docente – de dança clássica, “reportório” e “pas de deux” – na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Foi professor convidado na Companhia de Dança Cisne Negro (São Paulo, Brasil), no Ballet Gulbenkian, na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e na Companhia Nacional de Rijeka (Croácia).

Participou também no filme português “O Mistério da Estrada de Sintra”.

Faleceu em Inglaterra onde se estava a tratar de doença cancerosa há alguns meses.

marc
Marc de Graef (à direita) durante as filmagens de “O Mistério da Estrada de Sintra” (2007)

Published by Antonio Laginha

Autoria e redação

António Laginha, editor e autor da maioria dos textos da RD, escreve como aprendeu antes do pretenso Acordo Ortográfico de 1990, o qual não foi ratificado por todos os países de língua portuguesa.

error: Content is protected !!